Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sonoplastia e sentido

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ouv-v18n1a2022-63343

ISSN

1983-1005

Autores

César Lignelli, Pablo Magalhães, Guilherme Mayer,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo é fruto de problemas teórico-práticos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003) que envolvem relações de produção de sentido (Bakhtin 1997) entre sonoridades e visualidades da cena. Tem por objetivo dar continuidade e detalhar uma perspectiva do conceito de sonoplastia no âmbito das artes cênicas apresentadas inicialmente em Lignelli (2014). Para tal, realizamos o estado da arte da noção de sonoplastia em português e dialogamos com Schafer (2011) no que diz respeito aos conceitos de som fundamental, sinal e marca sonoros. Para fins metodológicos, dividimos o texto em pequenas seções com subtítulos metafóricos perpassados por exemplos de variáveis de uma cena hipotética advinda de um vendedor de coco. Concomitantemente, entrelaçamos esta cena com derivações do conceito analisado visando a acessibilidade e a aplicabilidade da proposta.

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