Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Génese de uma apropriação: o projeto «aprender a aprender» e a escola Waldorf Jardim do Monte, Portugal (1993-2005)

2022; Volume: 26; Linguagem: Português

10.17979/srgphe.2022.26.0.9239

ISSN

2659-9589

Autores

Sandra Ziegler, Joaquim Pintassilgo,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Desenvolvemos reflexões acerca da génese do processo de Apropriação da Pedagogia Waldorf na Escola Jardim do Monte, Alhandra (Portugal), por meio do projeto de formação contínua Aprender a Aprender (PAA), iniciado nos 1990. A investigação recorreu ao conceito de Apropriação de Certeau (1998, 2005), Chartier (1992,2002), Leontiev (2004), Ricoeur (1991), Carvalho e Pintassilgo (2011) e, para o estudo das instituições educativas, a Magalhães (2004). Procurou-se uma perspetiva historiográfica educativa, através da análise e interpretação de fontes documentais, iconográficas e estemunhos orais. A génese desta escola, do Jardim de Infância ao 2.º ciclo de ensino básico, remonta a um grupo de professoras de escolas públicas, do 1.º ciclo ao ensino secundário, que se conheceram num Encontro de Educação, Fórum de Projetos, em 1991. As reinterpretações de modelos pedagógicos, como o steineriano, tendem a avançar em reelaborações, inspirando inovações e experiências que suscitam a necessidade de um estudo e compreensão aprofundados.

Referência(s)