Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

IMPACTOS DA COVID-19 NA RELAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES DE PRODUTOS AGROALIMENTARES: Um olhar a partir da economia de custos de mensuração

2022; Volume: 38; Issue: 115 Linguagem: Português

10.13037/gr.vol38n115.7585

ISSN

2176-5308

Autores

Mariela Meira Caunetto, Amanda Ferreira Guimarães, José Paulo de Souza, Sandra Mara de Alencar Schiavi,

Tópico(s)

Organic Food and Agriculture

Resumo

Face às mudanças provocadas pela COVID-19, observam-se problemas relacionados à assimetria de informação na relação entre compradores e vendedores de produtos agroalimentares. Neste estudo, através de uma discussão bibliográfica, buscou-se compreender como as mudanças causadas pela COVID-19 na distribuição de alimentos podem impactar na relação entre compradores e vendedores de produtos agroalimentares, em especial frutas, legumes e verduras. Observou-se que as restrições na distribuição em supermercados, feiras livres e mercado online dificultam ou impedem a mensuração da qualidade dos produtos por parte dos compradores. Nesse contexto, os compradores têm a sua avaliação limitada a informações que o vendedor passa acerca dos atributos de qualidade, podendo implicar em problemas de apropriação de valor. Conclui-se que as mudanças na distribuição de produtos agroalimentares, ainda que garantam o acesso aos suprimentos, trazem riscos à relação entre compradores e vendedores quando se consideram assimetria de informação e seleção adversa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX