
IMPACTOS DA COVID-19 NA RELAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES DE PRODUTOS AGROALIMENTARES: Um olhar a partir da economia de custos de mensuração
2022; Volume: 38; Issue: 115 Linguagem: Português
10.13037/gr.vol38n115.7585
ISSN2176-5308
AutoresMariela Meira Caunetto, Amanda Ferreira Guimarães, José Paulo de Souza, Sandra Mara de Alencar Schiavi,
Tópico(s)Organic Food and Agriculture
ResumoFace às mudanças provocadas pela COVID-19, observam-se problemas relacionados à assimetria de informação na relação entre compradores e vendedores de produtos agroalimentares. Neste estudo, através de uma discussão bibliográfica, buscou-se compreender como as mudanças causadas pela COVID-19 na distribuição de alimentos podem impactar na relação entre compradores e vendedores de produtos agroalimentares, em especial frutas, legumes e verduras. Observou-se que as restrições na distribuição em supermercados, feiras livres e mercado online dificultam ou impedem a mensuração da qualidade dos produtos por parte dos compradores. Nesse contexto, os compradores têm a sua avaliação limitada a informações que o vendedor passa acerca dos atributos de qualidade, podendo implicar em problemas de apropriação de valor. Conclui-se que as mudanças na distribuição de produtos agroalimentares, ainda que garantam o acesso aos suprimentos, trazem riscos à relação entre compradores e vendedores quando se consideram assimetria de informação e seleção adversa.
Referência(s)