Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Novas tecnologias e educação rural na pandemia da COVID-19: reflexões a partir da região canavieira da Mata Sul de Pernambuco

2022; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.53660/conj-1465-2a19

ISSN

1657-5830

Autores

Guilherme José Ferreira Araújo, Alex Sandro Gomes, Elozita Cristina Alcântara de Andrade, Rosana Maria Alencar da Silva,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Os entraves do modelo da educação rural para o desenvolvimento estudantil tornaram-se mais evidente na fase da pandemia da Covid-19 em função das medidas emergenciais estabelecidas. A inserção de novas tecnologias, oriundas de espaços hegemônicos, proporcionou avanços e desafios, conduzindo pesquisadores a uma ampla reflexão sobre este modelo frente ao proposto pela Educação do Campo. O objetivo deste artigo é discutir a introdução de novas tecnologias na educação rural durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa foi realizada no município de Joaquim Nabuco, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A metodologia baseou-se em processos etnográficos com coleta de dados em campo por meio mídias digitais. Os resultados apontam para um conjunto de deficiências que o modelo da educação rural possui, em especial quando associado às tecnologias criadas fora do seu contexto cultural. Tal formato não prioriza o desenvolvimento local, ao contrário, possibilita o fortalecimento das desigualdades. É importante a realização de outras pesquisas para maior apreensão de experiências de uso de tecnologias na educação rural como também em propostas alternativas de educação para o povo camponês.

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