Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)

2022; Volume: 17; Linguagem: Português

10.37084/rematec.1980-3141.2022.n.p169-189.id524

ISSN

2675-1909

Autores

Elciane de Jesus Santos, Janice Cássia Lando,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.

Referência(s)