Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Poliedros de Platão e Relação de Euler numa abordagem utilizando a História da Matemática

2022; Volume: 17; Linguagem: Português

10.37084/rematec.1980-3141.2022.n.p150-168.id522

ISSN

2675-1909

Autores

Thaciane Jähring Schunk, Lígia Arantes Sad,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado desenvolvida pelas autoras no ano de 2020 e 2021 no cenário do ensino híbrido devido a COVID-19. A pesquisa busca investigar os significados produzidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental diante de uma abordagem pedagógica relacionada a História da Matemática no estudo de Poliedros de Platão e da Relação de Euler. O solo epistemológico é constituído pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS), segundo Romulo Lins, junto com a historiografia da matemática como vertente metodológica no ensino da matemática. Durante a prática pedagógica os alunos puderam ter uma visão de criação humana desses objetos matemáticos, pois fugimos da abordagem dita convencional, isto é, de trabalhar uma matemática a partir de resultados a serem memorizados e aplicados. Em vez disso, viabilizamos uma visão sobre como o conteúdo foi desenvolvido no passado por diversas pessoas e momentos, considerando a história como promotora de atitudes e de valores.

Referência(s)