
Tecnologias educativas como orientação a pacientes em pós operatório de mastectomia: revisão integrativa
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i11.34056
ISSN2525-3409
AutoresMichelle Freitas de Souza, Fátima Helena do Espírito Santo, Leila Leontina do Couto Bárcia, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Lina Márcia Migueis Berardinell, Dayse Mary da Silva Correia, Cleisiane Xavier Diniz, Fábio Ricardo Dutra Lamego,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoO câncer de mama é um tipo de tumor maligno que mais acomete as mulheres em grande parte do mundo considerado uma importante adversidade de saúde pública e como parte do tratamento é preconizado a cirurgia chamada de mastectomia (retirada da mama comprometida parcial ou total). Objetivo: Buscar estudos científicos acerca das tecnologias educativas nos cuidados de pós operatório de mastectomia. Método: Revisão integrativa de literatura de estudos retirados nas bases de dados da biblioteca virtual de saúde da (BVS) com indexadores da Medical Literatura Analysis (MEDLINE/Pubmed), (LILACS), e na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe na Saúde (LILACS). Para a operacionalização utilizaram os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) tecnologia educacional, cuidados pós operatório, mastectomia. Foram incluídos estudos gratuitos on-line, originais nos idiomas português, inglês e espanhol e excluídos teses, dissertações, cartilhas informativas, estudos duplicados e outros idiomas. Foi utilizado recorte temporal entre os anos de 2017 a 2022. Resultados: Identificados 07 estudos elegíveis que resultaram em 3 categorias: tecnologias educativas para educação de pacientes, a autogestão do paciente por meio de tecnologias educativas, benefícios do ensino e aprendizagem por meio de tecnologias para o paciente e a enfermagem. Conclusão: As tecnologias aplicadas a saúde tem sido um facilitador para a implementação de novos recursos para atender as necessidades do cuidado, porém observou-se que as tecnologias educativas são pouco difundidas no que se refere aos pacientes cirúrgicos, principalmente, àqueles que estão em pós operatório de mastectomia.
Referência(s)