Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Planejamento intersetorial na pandemia do novo coronavírus: desafio para retorno às aulas presenciais

2022; UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Volume: 35; Linguagem: Português

10.5020/18061230.2022.12243

ISSN

1806-1230

Autores

Gláucia Porto de Freitas, Edvando Ferreira Guilherme, Mirela Alexandre Virginio, Luciana Moura Morais, Antônia Fernanda Sousa de Brito,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de profissionais da saúde acerca do apoio intersetorial ao Comitê de Planejamento para Retorno das Atividades Presenciais (CPRAP) na construção de instrumentos norteadores para o retorno das aulas presenciais. Síntese dos dados: Trata-se de um relato de experiência que ocorreu em 13 (treze) municípios da Região Litoral Leste Jaguaribe do estado do Ceará, Brasil, no período de junho a outubro de 2020, através da participação no CPRAP da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Russas (CREDE-10). As atividades realizadas pela Coordenadoria de Aracati (COORD/Aracati) na contribuição ao Comitê compreenderam a produção de apresentação do panorama de indicadores estratégicos da COVID-19 nos municípios de abrangência da CREDE-10; construção de boletins epidemiológicos da COVID-19 e elaboração de estudo técnico dos indicadores do município de Russas, sede da CREDE-10. Conclusão: A participação dos profissionais de saúde no CPRAP possibilitou a troca de experiências, promovida pelos múltiplos olhares e saberes, possibilitando ampliar a compreensão do contexto pandêmico e, em conjunto, propor soluções. Assim, verificou-se a importância do trabalho intersetorial,sobretudo na pandemia do novo coronavírus.

Referência(s)