
Ensino remoto de conteúdos de física para a 1ª série do ensino médio por bolsistas do programa de residência pedagógica
2022; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29327/269504.4.1-21
ISSN2596-1640
AutoresRhanna Machado Araújo, Ana Cristina Souza Almada, Jaison de Assis Oliveira, Paulo César Alves Contreira Júnior, Andrey Gonçalves de Oliveira, Marcelo Castanheira da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho consistiu no relato de uma aula de revisão de Física para a 1ª série do ensino médio de uma escola estadual pública da região norte do Brasil. A aula foi planejada e lecionada por quatro bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, graduandos de Licenciatura em Física de uma universidade federal. A aula foi dividida em quatro partes, uma para cada residente, e os temas lecionados foram: Leis de Kepler, Sistema Internacional de Unidades, Leis de Newton e Energia Mecânica. A metodologia usou os princípios da sala de aula invertida e da aula expositiva dialogada. Ao final, os residentes foram parabenizados e especialmente na parte relativa a Energia Mecânica, onde foi usado o aplicativo PhET (Physics Education Technology). Considerando as dificuldades inerentes de ensinar remotamente, mesmo assim foi possível realizar atividades que propiciaram o bom andamento da aula proposta.
Referência(s)