PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ EM RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID COMO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE
2022; Issue: 6 - Agosto 2022 Linguagem: Português
10.51778/2595-9611.v5i6p1070-1084
ISSN2595-9611
AutoresAna Cristina de Sousa Carneiro, Misserlandia Mota da Silva, Ludimila Ferreira de Sousa Rodrigues, Wyvaldy Freire Silva, Elton Patrick Barbano, Ludimila Ferreira de Sousa Rodrigues,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos professores dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), referente às contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a relevância da formação à docência. A temática da pesquisa tem como relevância social a construção de aprendizagens significativas para a valorização do magistério possibilitando aos licenciandos participação ativa entre universidade e escolas. O objetivo da pesquisa foi levantar as principais contribuições do PIBID para a formação docente dos acadêmicos participantes do programa, segundo os professores da UVA, e compreender contribuições do programa, referente a formação dos bolsistas e voluntários participantes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário online, desenvolvido e realizado via plataforma Google forms. Os resultados obtidos mostraram várias contribuições do PIBID para a formação inicial docente, e que, quase a totalidade dos participantes (90%) consideram perceber diferenças no perfil os graduandos participantes do programa, observando maior responsabilidade com o curso ao qual estão inseridos, melhoria na escrita e nas ações de ensino e pesquisa; maior domínio sobre temas relacionados à educação; maior aprofundamento sobre às bases teóricas e conhecimento científico sobre ensino. Verificou-se, também, contribuições diretas, referentes à participação no programa, tais como, maior responsabilidade e envolvimento com o ensino e disciplinas da educação, melhoria na escrita e nas ações de ensino e pesquisa, maior domínio sobre temas relacionados à educação, socialização, comprometimento com o Curso ao qual está inserido, maior aprofundamento sobre às bases teóricas e conhecimento científico sobre ensino. Assim, com os dados obtidos nesse trabalho, é possível afirmar que o PIBID é um programa fundamental para a formação inicial docente.
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