Educação para o trânsito nas escolas que ofertam educação de jovens e adultos no município de Natal – RN
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n9-085
ISSN2525-8761
AutoresAlamo Jackson de Souza Duarte, Pedro Ramon Pinheiro De Souza,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEsta artigo aborda a temática da educação para o trânsito em escolas de educação básica que atendem a Educação de Jovens e Adultos no município de Natal - RN. O desafio para cada educador é construir a prática reinventando o conhecimento por meio de uma nova síntese teórica - prática. Toda atividade deve ser pensada, planejada e elaborada de acordo com a necessidade apresentada por cada faixa etária. Deve permitir que os estudantes usem estratégias, estabeleçam planos, descubram possibilidades, isto é, deve ser permeada por diversas situações problema. No cerne dessa questão, toda atividade que envolve o processo de ensino e aprendizagem está integrada a uma Política Pública. Tem por objetivo geral examinar as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA voltadas para o trânsito. Para este objetivo geral se faz necessário evidenciar quatro objetivos específicos: (I) identificar a historicidade da educação voltada para os estudantes da EJA; (II) conhecer as práticas pedagógicas para abordar o trânsito na EJA; Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Quanto aos resultados, constatamos que a sociedade tem uma dívida para com os alunos da EJA, a de formar o cidadão. Tal sociedade passa por mudanças estruturais relacionadas as políticas públicas direcionadas para a EJA, que necessitam entender o perfil do estudante que frequenta essa modalidade, buscando estratégias educacionais que o façam permanecer nos estudos.
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