
Quando o privado assume o lugar do público: a atuação das missões religiosas na educação angolana
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 33 Linguagem: Português
10.33871/nupem.2022.14.33.9-29
ISSN2176-7912
AutoresElison Antonio Paim, Solange Evangelista Luis,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoAo elaborar e desenvolver o projeto “Decolonizando tempos, espaços e memórias: experiências educativas na Província de Huíla – Angola”, buscamos compreender como são realizadas as aulas e atividades educativas em escolas na Província de Huíla, no tocante as questões da memória e experiências educativas a partir do estudo de documentos e das rememorações de professores e um estudante da Educação Básica. Neste momento, abordamos a colonização portuguesa em Angola, a organização da educação pelas Missões Religiosas e pelo governo colonial português até a independência em 1975. Como fontes tomamos os escritos de autores e autoras sobre educação em Angola e a narrativa de um estudante organizada em forma de mônada, conforme proposto por Walter Benjamin.
Referência(s)