Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO DE ASTRONOMIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DA SUPERFÍCIE MARCIANA

2022; Issue: 33 Linguagem: Português

10.37156/relea/2022.33.107

ISSN

1806-7573

Autores

Hualan Patrício Pacheco, Marlí Lúcia Tonatto Zibetti,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o relato da experiência de ensino de Astronomia em um curso de formação de professores, especificamente sobre as características areológicas do planeta Marte por meio da utilização de materiais didáticos impressos em impressora 3D. Os estudantes que participaram da prática de ensino eram do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e estavam no sétimo período, cursando a disciplina optativa de Introdução à Astronomia e Astronáutica. A prática docente foi desenvolvida com êxito no sentido de permitir que os discentes buscassem conhecimento acerca das questões relacionadas à superfície de Marte, utilizando-se de outras áreas do conhecimento, tais como a Geologia e a Física. Ao final percebeu-se o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pelo docente e o domínio de informações pesquisadas, demonstrando que a prática de ensino extrapolou aquilo para a qual havia sido pensada inicialmente.

Referência(s)