
Como determinar a altura das crateras lunares em uma atividade de aprendizagem investigativa
2022; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 18; Issue: 8 Linguagem: Português
10.14808/sci.plena.2022.084808
ISSN1808-2793
AutoresMiqueline Aragão Silva, Walter Prado De Carvalho Neto, Sergio Scarano,
Tópico(s)Spacecraft Design and Technology
ResumoPropomos neste trabalho uma atividade interdisciplinar de aprendizagem combinando procedimentos de ensino investigativo, técnicas de medição e aplicação do método científico baseados na situação problema de como medir a altura das crateras da Lua utilizando suas sombras. Tomando a Astronomia como elemento motivador, introduzimos um procedimento por meio do software profissional DS9 e bases de imageamento como a do Lunar Reconnaissance Orbiter e o Moon Atlas 3D para realizar a medida das sombras das crateras lunares. Apresentamos um modelo trigonométrico simplificado para representar os efeitos de projeção dos raios solares sobre a superfície lunar e o aplicamos para as crateras Triesnecker, Arzachel e Autolycus. Com isso obtivemos estimativas para as alturas das crateras com erros percentuais inferiores a 25% dos valores reais, e envolvendo diversos conceitos interdisciplinares relacionando a Matemática, Geografia, Física e Astronomia.
Referência(s)