Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Como determinar a altura das crateras lunares em uma atividade de aprendizagem investigativa

2022; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 18; Issue: 8 Linguagem: Português

10.14808/sci.plena.2022.084808

ISSN

1808-2793

Autores

Miqueline Aragão Silva, Walter Prado De Carvalho Neto, Sergio Scarano,

Tópico(s)

Spacecraft Design and Technology

Resumo

Propomos neste trabalho uma atividade interdisciplinar de aprendizagem combinando procedimentos de ensino investigativo, técnicas de medição e aplicação do método científico baseados na situação problema de como medir a altura das crateras da Lua utilizando suas sombras. Tomando a Astronomia como elemento motivador, introduzimos um procedimento por meio do software profissional DS9 e bases de imageamento como a do Lunar Reconnaissance Orbiter e o Moon Atlas 3D para realizar a medida das sombras das crateras lunares. Apresentamos um modelo trigonométrico simplificado para representar os efeitos de projeção dos raios solares sobre a superfície lunar e o aplicamos para as crateras Triesnecker, Arzachel e Autolycus. Com isso obtivemos estimativas para as alturas das crateras com erros percentuais inferiores a 25% dos valores reais, e envolvendo diversos conceitos interdisciplinares relacionando a Matemática, Geografia, Física e Astronomia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX