Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A EDUCAÇÃO SOB A CRÍTICA DE FOUCAULT: EDUCAÇÃO POSITIVA E GOVERNAMENTALIDADE

2022; Volume: 5; Issue: 18 Linguagem: Português

10.32359/debin2022.v5.n18.p12-31

ISSN

2595-2803

Autores

Ademir Henrique Manfré,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto trata do tema Educação Positiva e Governamentalidade. É resultado de elaborações teórico-conceituais desenvolvidas junto à disciplina de Filosofia da Educação ministrada por mim nos cursos de licenciatura de uma Universidade do Estado de São Paulo. Por Educação Positiva entende-se a aplicação da Psicologia Positiva à Educação com o objetivo de fomentar a cultura do desempenho e da eficácia na escola, desenvolvendo, aperfeiçoando e aumentando a satisfação pessoal. Os defensores da Educação Positiva justificam que as propostas pedagógicas necessitam estar adequadas para atender às demandas formativas atuais, concebidas como novas abordagens que podem auxiliar a nova geração a lidar com desafios e a prosperar em uma sociedade em constante transformação. Por esse motivo, argumentam que a escola necessita ser atraente e adotar abordagens formativas eficazes. Diante do exposto, partimos dos seguintes questionamentos: por qual motivo inserir a cultura do desempenho e da eficácia nas escolas? O que temos feitos de nós mesmos sob as formas de controle da vida? Nossa hipótese é a de que os pressupostos da Educação Positiva se traduzem no que Foucault chamou de Governamentalidade. Como forma de se contrapor a essa pedagogia, o artigo aborda a concepção de crítica em Foucault como tentativa de questionamento e de tensão aos processos de governamentalização presentes no campo da Educação.

Referência(s)