Artigo Acesso aberto Produção Nacional

METRÓPOLE SOB ENFOQUE DA VOZ PERIFÉRICA

2022; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.22409/eg.v8i18.52291

ISSN

2316-8544

Autores

Victor Hugo Sodré da Costa, Ana Cláudia Ramos Sacramento,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A discussão sobre a metrópole se faz presente na forma de pensar uma porção do espaço geográfico onde grande parte das pessoas vive nas áreas periféricas. Várias formas de análise podem ser feitas para compreender a metrópole e uma delas pode ser pela música. O rap dentro do ensino de Geografia é uma possibilidade de trabalhar com os conteúdos e conceitos na organização do conhecimento geográfico. Desta maneira, o presente texto busca abordar o rap como um recurso didático-pedagógico para trabalhar os conteúdos sobre metrópole no ensino de Geografia. A metodologia qualitativa está baseada na interpretação e análise do rap Boca de Lobo do cantor Crioulo, a partir da letra e do videoclipe. Busca-se utilizar o rap como forma de análise e discussão contribuindo para a educação e a promoção do pensamento crítico, dialogando com o saber geográfico. Como resultado, o rap possibilita uma forma expressão de arte que pode fazer o estudante ressignificar o mundo em que vive, construindo explicações por meio de suas ferramentas culturais aliadas ao conhecimento geográfico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX