Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa

2022; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2022.1.37789

ISSN

1981-2582

Autores

Lucimara Beatriz Garcia, Ana Carolina Brandão Veríssimo, Tanise Brandão Bussmann, André Luís Silva da Silva,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar duas propostas pedagógicas do Estado do Rio Grande do Sul à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Assim, tendo como ponto de partida as duas últimas propostas públicas pedagógicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, aqui denominadas de Lições do Rio Grande e Politecnia, respectivamente implantadas neste estado em 2009 e 2012, buscou-se averiguar quais são os elementos de correlação entre elas à Teoria da Aprendizagem Significativa, com base nos pontos de articulação teórico-metodológica envolvendo ações do ensinar e do aprender. Para tanto, se fez uso de uma pesquisa teórica e documental, a partir dos documentos oficiais disponíveis. Verificou-se que em ambas as propostas se vinculam elementos como interdisciplinaridade, contextualização e ações discentes-docentes ativas e coparticipativas, tendo em vista esses como qualificadores às ações do ensinar e do aprender, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

Referência(s)