
Processos educativos escolares: implicação na construção do foreground de jovens do ensino fundamental
2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 42 Linguagem: Português
10.5585/42.2022.22305
ISSN1983-9294
AutoresMônica Tessaro, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo objetiva investigar em que medida os processos educativos escolares favorecem a estruturação do foreground de jovens matriculados no nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região oeste de Santa Catarina. O conceito de foreground é colocado em tela a partir das contribuições da Educação Matemática Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou as ferramentas do grupo focal para coleta de dados. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva. Entre os resultados destaca-se que os jovens, participantes desta pesquisa, reconhecem dois aspectos escolares que podem auxiliar na estruturação dos seus foregrounds: os aspectos pedagógicos e os aspectos emocionais.
Referência(s)