
Proposição de um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos
2022; PGDesign/UFRGS; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português
10.23972/det2022iss24pp84-98
ISSN2178-1974
AutoresCarolina Bravo Pillon, Régio Pierre da Silva,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRecentemente, os jogos digitais e a tecnologia de realidade virtual vêm sendo utilizados como um recurso complementar para a reabilitação. É importante destacar que diversos fatores devem ser levados em consideração ao desenvolver um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual de idosos. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi propor um checklist para auxiliar no desenvolvimento e avaliação de jogos digitais em realidade virtual para a reabilitação virtual de idosos. A metodologia foi dividida em quatro etapas: revisão sistemática de literatura, proposição do checklist, coleta e análise de dados. A pesquisa pode ser classificada como um estudo quanti-qualitativo. Foi feito um grupo focal confirmatório com dois participantes para validar o checklist proposto. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como resultado, foi feita uma revisão de literatura a fim de levantar um conjunto de diretrizes para a reabilitação virtual de idosos. Foi aplicada a atividade de card sorting para sistematizar esse conjunto de diretrizes. A partir disso, foi apresentado um checklist que visa orientar o desenvolvimento e a avaliação de um artefato digital para auxiliar na reabilitação virtual dos idosos. O checklist proposto inclui 29 itens, organizados nas seguintes categorias: terapia, motivação, interação e segurança. Foram sugeridas duas versões do checklist. A primeira é voltada para os desenvolvedores e visa orientar a construção do artefato digital. Já a segunda pode ser aplicada na etapa de avaliação para verificar se o jogo digital em realidade virtual atende às necessidades e preferências do público sênior.
Referência(s)