
Design na escola: As vozes dos estudantes a partir da criação de laboratórios de projeto em Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre/RS
2022; PGDesign/UFRGS; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português
10.23972/det2022iss24pp35-45
ISSN2178-1974
AutoresBruna De Avila, Liane Roldo, Nelton Luis Dresch,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoOs métodos tradicionais de educação, pautados por um ensino hierarquizado e passivo em relação à participação dos estudantes parece não ser mais suficiente para garantir a aprendizagem. Estudos relacionados à neurociência e pedagogia trazem dados que constatam a baixa atividade cerebral dos sujeitos expostos aos ambientes e métodos tradicionais de ensino. Iniciativas diversas têm buscado potencializar os processos educacionais a partir de um ensino baseado em projetos e resolução de problemas cotidianos. O design, surge como uma alternativa capaz de estruturar a prática de projetos em ambientes educacionais, delineando o conhecimento a partir de instruções e práticas. Já o conceito de Permacultura, criado por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970, é embasado a partir dos modos de vida de populações ancestrais integradas à natureza, como os aborígenes da Austrália por exemplo. A permacultura compreende que a agricultura deve estar em contato com a filosofia, a ética e a cultura, de modo que se trabalhe com, e não contra a natureza, sendo que a ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções e pessoas em um ambiente produtivo, com estética e harmonia. Acredita-se que estes conceitos devam ser trabalhados nas diretrizes de projetos em ensino, podendo esta compreensão ser ampliada quando o design e a permacultura passam a fazer parte de projetos educativos. Desse modo, este artigo é construído como um trabalho parte da tese de Doutorado que busca dar voz aos sujeitos da pesquisa, tendo como ferramenta três análises qualitativas, estruturadas com a participação de um grupo focal, que compartilha suas impressões após o primeiro mês de instalação do projeto de Design em uma escola estadual de ensino fundamental localizada em Porto Alegre, RS.
Referência(s)