Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processos de autorreflexão sobre a prática docente no contexto do ensino superior

2022; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 45; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2022.1.35266

ISSN

1981-2582

Autores

Ana Paula de Andrade Janz Elias, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Cassia Messias Pons Ayres,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

É apresentada neste artigo uma revisão integrativa que investigou o que as pesquisas brasileiras têm apontado sobre os processos de autorreflexão que os professores do ensino superior realizam sobre sua prática. Na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações foram encontrados seis trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão elencados inicialmente. O estudo permite inferir que os professores que realizam esse tipo de pesquisa são motivados por questões relacionadas à sua atuação inicial como docente do ensino superior, bem como sobre suas inquietações enquanto estudante. Também se observa que alguns dos pesquisadores mudaram suas posturas no contexto de sala de aula. Chega-se à conclusão de que existe uma necessidade de autorreflexão por parte de todos os profissionais que atuam no ensino superior bem como de reflexão sobre a prática docente em todos os níveis de ensino. Contudo, se fazem necessários novos estudos para que seus resultados sejam compartilhados e divulgados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX