Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos

2022; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129

ISSN

2317-5087

Autores

Daiane Balen, Vinícius Abílio Martins, Geysler Rogis Flor Bertolini,

Tópico(s)

Environmental Sustainability in Business

Resumo

Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX