O USO DO BARALHO PARA UMA APRENDIZAGEM SOBRE NÚMEROS RACIONAIS
2022; Volume: 3; Issue: 9 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v3i9.1893
ISSN2675-6218
AutoresDeivid Santos de Almeida, Matheus Melo Lima, Maria Madalena de Queiroz Alves, Kennedy Almeida Sampaio Vieira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo presente artigo usamos o baralho como o objetivo de analisar como esse jogo pode subsidiar na aprendizagem da disciplina de Matemática, mais especificamente, na aprendizagem dos números racionais, suas possíveis representações e operações, no ensino fundamental. Para uma maior compreensão do Ensino de Matemática e da utilização de jogos educativos, foi realizada inicialmente uma pesquisa documental analisando as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e, em um segundo momento, uma pesquisa bibliográfica, tomando por base teóricos tais como Piaget. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professor José Rodrigues Filho, localizada no município de Lagoa da Canoa/AL, com uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Por fim, concluiu-se que o uso do baralho pode ser uma excelente opção como recurso na aprendizagem, em especial na aprendizagem Matemática. Pode-se perceber que os alunos gostaram do jogo e participaram, tendo assim uma boa discussão sobre o assunto.
Referência(s)