Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Parcerias público-privadas

2022; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Volume: 16; Issue: 35 Linguagem: Português

10.22420/rde.v16i35.1491

ISSN

2238-4391

Autores

Lavínia Maria Silva Queiroz, Alessandro Augusto de Azevêdo,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O presente texto trata de processos de resistência e ressignificação na prática docente ante o projeto Escola da Escolha, de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, em uma escola da rede pública estadual de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Tal projeto resultou de uma parceria público-privada com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Foram realizadas entrevistas com profissionais da escola e analisados os Cadernos de Formação produzidos pelo ICE, contendo fundamentos, objetivos e metodologia de sua proposta. Como aporte teórico, considera-se principalmente Stephen Ball (2005; 2009), para quem “pôr em prática” uma política não é algo linear, mas perpassado por feixes de interpretação, atuação e tradução. Constatou-se aqui os docentes atuando como integrantes do processo de produção das políticas curriculares, perfurando e ressignificando as prescrições de instâncias exteriores e construindo micro processos que redefinem as relações de poder-saber previstas na gestão das políticas curriculares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX