Toda moeda tem dois lados? uma leitura (pseudo-)etnográfica a partir de A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
2020; Issue: 10 Linguagem: Português
10.26893/rm.v5i10.332
ISSN1980-4180
Autores Tópico(s)Literature, Film, and Journalism Analysis
ResumoO objetivo deste texto é pôr em circuito algumas discussões acerca do fazer etnográfico e da noção de semióforo, tal como proposta por Marilena Chauí, em Brasil: mito fundador e sociedade autoritária, visando a uma leitura de Aconquista da honra (Flags of our fathers) e de Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima) – ambos os filmes dirigidos por Clint Eastwood. Na primeira parte, apresentaremos algumas pontuações relativas às possibilidades da etnografia como atividade antropológica; na segunda parte do texto, faremos um panorama comparativo dos dois filmes em questão; por fim, analisaremos certos aspectos do filme A conquista da honra a partir da noção proposta por Chauí, todavia aplicada não mais à sociedade brasileira, mas à estadunidense.
Referência(s)