Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino
2022; Escola de Música da UFMG; Issue: 42 Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2022.39628
ISSN2317-6377
AutoresFrancisco Parente Ramos, António Ricardo Mira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo resultou de uma investigação naturalista, quali-quanti, sendo um estudo de caso, vertente multi-casos. Como objetivo, identificou-se a importância de determinada comunicação não-verbal em aula individual de violino. A investigação foi realizada a partir da análise de bibliografia especializada, de ficha de observação direta da ação de um professor de violino, de bloco de notas e de entrevista semiestruturada realizada àquele. Os resultados foram triangulados e analisados, concluindo-se que determinada comunicação não-verbal, se usada conscientemente, dá ao professor a possibilidade de transmitir a sua mensagem de forma mais clara e competente, obtendo o reconhecimento pedagógico-didático por parte dos alunos, tornando o ambiente de sala de aula propício a um ensino/aprendizagem mais eficaz.
Referência(s)