
TraÇOS DOS EQUIPAMENTOS PRAXEOLÓGICOS DE ALGUNS ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAções geométricas NAS RESOLUÇÕES DE UMA TAREFA
2022; Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2022.11.25.345-362
ISSN2238-5800
AutoresJany Santos Souza Goulart, Claudiano Goulart,
Tópico(s)Science and Education Research
Resumo"Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa envolvendo a representação de pontos em um sistema de coordenadas cartesianas no espaço euclidiano tridimensional à luz da Teoria Antropológica do Didático – TAD. A escolha da questão ocorreu após a correção de uma das avaliações de Geometria Analítica, pertencente à grade curricular do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Brasileira. A partir de distintos esboços ostensivos, foi possível promover inferências acerca dos equipamentos praxeológicos de alguns estudantes por meio das variações apresentadas enquanto soluções. Como via metodológica, optou-se por uma análise praxeológica, a qual viabilizou mapear as técnicas, tecnologias e teorias evocadas no processo representacional. Os resultados apontam para a emergência de um olhar mais atento para o trânsito entre representações no plano e espaço."
Referência(s)