Da teologia da cultura à antropologia teológica na obra de Elza Soares
2022; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15603/1677-2644/correlatio.v21n1p193-213
ISSN1677-2644
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO presente artigo é resultado do diálogo entre Teologia e Sociedade. A mútua interpelação destas revela a cultura como elemento que, demonstrando os anseios e questionamentos da sociedade hodierna, pode ser assumida pela reflexão teológica e, ao mesmo tempo, valorizada por ela como instrumento capaz de favorecer os caminhos do diálogo. Nesse sentido, a obra de Elza Soares é tomada como exemplo de manifestação artística que, contextualizada sobre o fenômeno do sagrado, contribui com o objetivo de: (i) fazer memória da história de Elza, reconhecendo-a como um dos pilares da cultura brasileira; (ii) estabelecer elementos que justificam a leitura de sua obra a partir da teologia da cultura; (iii) identificar desafios e oportunidades suscitados por suas canções, bem como possíveis direcionamentos a serem seguidos pelas reflexões de nosso campo; e (iv) explorar os reflexos destas em antropologia teológica. Para tanto, aplica-se metodologia bibliográfica com análise de conteúdo. Conclui-se, a partir da análise das canções, que Elza Soares foi capaz de despertar uma consciência crítica ao defender a valorização do feminino, as minorias e as pautas de identidade. Em modo de síntese, as aproximações do artigo figuram como um esboço de uma tarefa a ser replicada, de modo direto ou transversalmente. Sua música interpela a religião, que pode assumi-la como motor para a promoção das transformações necessárias na medida que deseja manter-se significante.
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