Novo Bloco de Motor para Menores Impactos em Emissão de CO2
2022; Linguagem: Português
10.5151/simea2022-pap08
ISSN2357-7592
Autores Tópico(s)Mechanical Failure Analysis and Simulation
ResumoUma presença significativa dos motores de combustão interna é prevista para veículos leves nas próximas décadas por causa dos biocombustíveis ou combustíveis sintéticos. Além da performance operacional, é também importante focar na melhoria do motor em termos de pegada de manufatura. Nos últimos anos, o foco de redução de peso proporcionou o movimento para os blocos de Alumínio. No entanto, esse material requer níveis significativos de energia para ser produzido. Esse artigo apresenta o desenvolvimento de um bloco feito em ferro fundido com peso similar ao de Alumínio.A redução de peso em ferro fundido é habilitada por diferentes inovações: material de maior resistência mecânica, novas técnicas de fundição (machos em manufatura aditiva e melhoria na velocidade de resfriamento), e capa em plástico para cobrir áreas sem tensão. Um demonstrador real é apresentado com base em um motor 1.2L de série.Uma análise dedicada em emissões de CO2 é apresentada da literatura e avaliações reais para ilustrar a redução significativa do ferro fundido em comparação ao Alumínio incluindo cenário de reciclagem com eventos infinitos. Essa referência indica benefícios além de 50% de redução nas emissões de CO2 durante a manufatura dos blocos de ferro fundido comparado com o Alumínio.O projeto é a criação de um sistema embarcado automotivo, batizado de ECS (Economy Climate System/ Sistema Econômico de Climatização) inédito no mercado, o sistema trabalha em paralelo com o sistema de climatização (ar condicionado) convencional, o sistema foi elabora por uma necessidade onde o ECS mantem o habitáculo do veículo climatizado mesmo com o motor de combustão interna desligado, aumentando a autonomia do veículo, menor emissão de poluentes, maior conforto dos ocupantes, atuando em pontos onde a engenharia automotiva necessita de constante evolução, melhoria e novos sistemas embarcados. O sistema possui como base de desenvolvimento a utilização de Células de Peltier, um microcontrolador, sensores, a calibração do sistema foi desenvolvida através de um fluxograma utilizado para programação com as variáveis, para o sistema funcione de uma forma genérica em veículos com sistema Start/Stop, veículos híbridos ou veículos elétricos, alterando apenas as calibrações do software para cada tipo de veículo.
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