Instrumentação Veicular para Testes de Emissões? Avaliação de um Servo-Freio Eletromecânico no Sistema de Frenagem Automotivo
2022; Linguagem: Português
10.5151/simea2022-pap12
ISSN2357-7592
AutoresBruno ROMÃO, Emerson BATAGINI, MARTIN MARCELO,
Tópico(s)Vehicle emissions and performance
ResumoSão diversas iniciativas para redução de consumo de combustível e emissões veiculares desde a redução de peso de componentes até implementação de inovações tecnológicas, como a utilização de servo-freios eletromecânicos sem a necessidade de vácuo no sistema de frenagem. É de suma importância a validação de novas tecnologias por meio da coleta de dados em medições veiculares de forma consistente e precisa. Um ensaio somente pode ser analisado de forma completa e significativa quando há repetibilidade e exatidão na coleta de dados. Este trabalho propõe demonstrar a instrumentação veicular em testes homologados para avaliar redução de consumo de combustível e emissão de CO2 com a implantação de um servo-freio eletromecânico. O veículo foi preparado para a coleta de dados: dinâmica veicular a partir da rede CAN, sistema elétrico via informações da bateria do veículo, do alternador e do produto em estudo e, consumo de combustível por um medidor de vazão mássica. Os resultados coletados a partir da instrumentação citada acima demonstraram redução no consumo de combustível e de emissões sem impactos no sistema elétrico ou no desempenho do veículo.
Referência(s)