Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Efeitos da Temperatura de Recirculação dos Gases de Escape em Motor de Ignição por Faísca Utilizando Etanol

2022; Linguagem: Português

10.5151/simea2022-pap23

ISSN

2357-7592

Autores

Luana Cristina Xavier Camargos, ANTONIO LUIZ, Clayton Barcelos ZABEU,

Tópico(s)

Biodiesel Production and Applications

Resumo

A necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa por meio da indústria automotiva vem exigindo o aumento da eficiência dos motores a combustão, bem como o uso de biocombustíveis. Muitas são as possibilidades de se conseguir isso em motores de combustão interna - uma delas é a recirculação dos gases de escape (EGR). Sabendo disso, e visando melhor entendimento dos impactos causados ​​pela inserção de um sistema EGR e variação da temperatura do gás recirculado na combustão, eficiência e emissões de um motor PFI, foram realizados testes em um motor 3 cilindros, flex fuel, volume deslocado de 1,2L e equipado com uma ECU aberta. Através da análise dos resultados de consumo de combustível, emissões e quantidades indicadas nos três cilindros foi possível determinar o impacto no consumo específico de combustível e emissões brutas. Tais testes foram realizados em dois pontos operacionais do motor. Foi utilizado o etanol hidratado (E95h). Os resultados indicaram uma redução de até 7% no consumo específico de combustível em taxas específicas de EGR. Houve também redução significativa de NOx, de até 90%. No entanto, dependendo da taxa, pode-se observar alguma instabilidade na combustão e um aumento de hidrocarbonetos não queimados (UHC).

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