
Efeitos da Temperatura de Recirculação dos Gases de Escape em Motor de Ignição por Faísca Utilizando Etanol
2022; Linguagem: Português
10.5151/simea2022-pap23
ISSN2357-7592
AutoresLuana Cristina Xavier Camargos, ANTONIO LUIZ, Clayton Barcelos ZABEU,
Tópico(s)Biodiesel Production and Applications
ResumoA necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa por meio da indústria automotiva vem exigindo o aumento da eficiência dos motores a combustão, bem como o uso de biocombustíveis. Muitas são as possibilidades de se conseguir isso em motores de combustão interna - uma delas é a recirculação dos gases de escape (EGR). Sabendo disso, e visando melhor entendimento dos impactos causados pela inserção de um sistema EGR e variação da temperatura do gás recirculado na combustão, eficiência e emissões de um motor PFI, foram realizados testes em um motor 3 cilindros, flex fuel, volume deslocado de 1,2L e equipado com uma ECU aberta. Através da análise dos resultados de consumo de combustível, emissões e quantidades indicadas nos três cilindros foi possível determinar o impacto no consumo específico de combustível e emissões brutas. Tais testes foram realizados em dois pontos operacionais do motor. Foi utilizado o etanol hidratado (E95h). Os resultados indicaram uma redução de até 7% no consumo específico de combustível em taxas específicas de EGR. Houve também redução significativa de NOx, de até 90%. No entanto, dependendo da taxa, pode-se observar alguma instabilidade na combustão e um aumento de hidrocarbonetos não queimados (UHC).
Referência(s)