Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Caracterização Experimental de um Injetor de Combustível de Injeção Direta com o Objetivo de Aprimorar o Projeto de Motores

2022; Linguagem: Português

10.5151/simea2022-pap59

ISSN

2357-7592

Autores

Lucas Guimarães Fonseca, RODRIGO SANTOS SILVEIRA, Marcos de Carvalho Torres Filho, RUDOLF HUEBNER, J. G. C. BAÊTA,

Tópico(s)

Combustion and flame dynamics

Resumo

A constante evolução das legislações ambientais tem forçado a indústria automotiva a reduzir a emissão de poluentes de veículos automotores. A injeção direta de combustível tem se mostrado uma efetiva estratégia para minimizar a emissão de gases de exaustão de motores a combustão, permitindo um controle preciso do processo de atomização do combustível dentro da câmara de combustão e uma redução da ocorrência de detonação pela otimização do processo de evaporação de combustível. Para alcançar esses objetivos, um projeto preciso do sistema de injeção direta geralmente exige uma série de estudos computacionais que frequentemente exigem correlações algébricas entre os parâmetros de spray e de injeção. Essas correlações podem não ser simples e, assim, é um desafio usá-las para caracterizar o spray de um injetor específico, um tópico que ainda não possui uma profunda análise técnica e científica na literatura. Dessa forma, o objetivo desse artigo é investigar o spray de um injetor para correlacionar seus parâmetros operacionais com os de injeção. Os parâmetros operacionais estudados são o ângulo de cone e a penetração, enquanto o parâmetro de injeção em análise é a pressão de injeção. Essas correlações provêm parâmetros de entrada necessários para o projeto de motores mais eficientes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX