
Produção de Podcast sobre temas de Enfermagem
2022; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 15; Issue: 9 Linguagem: Português
10.25248/reas.e11046.2022
ISSN2178-2091
AutoresJainara de Souza Araújo, Jhennifer Nycole Rocha da Silva de Castro, Jefferson de Carvalho Braga, Beatriz Rodrigues Silva, Will da Silva Pacheco, Paula Fabiane da Rocha Nobre, Deisiane da Silva Mesquita, Nyvia Cristina dos Santos Lima, Andressa Tavares Parente, Nádile Juliane Costa de Castro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoObjetivo: Relatar a experiência do processo de produção de podcast como recurso educacional e para formação em Enfermagem, utilizando roteirização. Relato de experiência: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre processo de roteirização de podcast, executado a partir do método de Aprendizagem Baseada em Projetos, no período de agosto de 2020 e julho de 2021 em uma universidade da região norte do Brasil com estudantes de um curso de Enfermagem e por meio de projeto de extensão universitária direcionado a inserção de tecnologias de comunicação e informação na formação. Foram construídos 27 roteiros, sendo 11 de comunicações científicas treinadas em programas de áudio-visual e aplicativos, 16 competências educacionais e para formação em Enfermagem abordadas nos podcasts produzidos. Considerações finais: Aponta-se que a produção de podcast apresenta-se como um recurso que envolve criação e protagonismo, em virtude dos processos que abrangem o desenvolvimento de competências transversais como destaque para a comunicação, sendo a sua roteirização potencialmente mediadora de processos de aprendizagem.
Referência(s)