
Escolhas ou escolhidos? Estudantes de camadas populares em uma escola técnica federal
2022; Volume: 37; Issue: 119 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2022.119.13146
ISSN2179-1309
AutoresDébora Cristina Piotto, Íris Maria Bosco Tetzlaff,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo discute o processo de escolha por uma escola de Ensino Médio Técnico Federal por parte das camadas populares. Partindo de estudos sobre a escolha do estabelecimento de ensino e acesso ao Ensino Superior em meios populares, foram realizadas entrevistas em profundidade com dez estudantes, pertencentes às camadas populares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os resultados apontam que todos os estudantes entrevistados podem ser considerados “bons alunos” e que houve participação notadamente dos professores no processo de escolha pela escola, ao fornecer informações e incentivar o ingresso desses estudantes no IFSP. Revela-se que a escolha pela instituição federal por parte das camadas populares ocorreu por meio de um processo socialmente construído, sobretudo no âmbito escolar, no decorrer da escolarização dos estudantes.
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