
Jogos eletrônicos e narrativa transmídia
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/par-v7n1-2022-65410
ISSN2525-5568
AutoresAriane Barbosa Lemos, Rafael Granato e Silva,
Tópico(s)Multimedia Communication and Technology
ResumoEsta pesquisa contextualiza a história dos jogos eletrônicos, evidenciando-os como um tipo de mídia dotada dos aspectos de ficção e narrativa. A reflexão teórica parte de conceitos contemporâneos como os de cultura da convergência, narrativa transmídia e game music para descrever e analisar estratégias de comunicação digital aplicadas em divulgações do setor. Apresenta um estudo de caso, delimitando como objeto o jogo League of Legends e como unidade de análise do EP ALL OUT, lançado em dezembro de 2020 pelo grupo virtual K/DA, formado por personagens fictícios e computadorizados. Os dados do estudo consideram as respostas obtidas pelo questionário aplicado entre os membros do grupo League of Divas, no Facebook. A análise demonstra a ampliação do engajamento do público em função das estratégias de comunicação digital aplicadas no lançamento de ALL OUT.
Referência(s)