A visualidade das histórias em quadrinhos para ensino de biologia: o caso do sistema imunológico
2022; Brazilian Journal of Development; Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n8-148
ISSN2525-8761
AutoresNatália Saran Rando Barros, Iris Dechiaro Passos Ribeiro, Maria Aparecida Alves da Silva, Hylio Laganá Fernandes,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA pandemia de Covid-19 evidencia retrógrados movimentos antivacina e negacionismo da ciência. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a produção de Histórias em Quadrinhos (HQ) como material de divulgação científica (DC) sobre o sistema imunológico humano, justificada pela desinformação verificada na população sobre esse tema. O processo de criação de HQ num contexto de DC envolveu vasta pesquisa de trabalhos científicos, para fundamentação conceitual, e obras gráficas para inspiração artística. Os principais desafios enfrentados foram a adaptação do conteúdo científico para a linguagem HQ de modo a veicular informações fidedignas, mesmo considerando a liberdade artística na antropomorfização das células e criação dos cenários, e a construção de uma visualidade plástica e atraente para representar o organismo e seus sistemas.
Referência(s)