Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras

2022; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30905/rde.v6i1.537

ISSN

2526-849X

Autores

Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Elda Gonçalves Nemer, Rodrigo Avella Ramirez,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O processo de significação da identidade docente e a formação do professor da educação profissional constituem o objeto deste estudo. Com o objetivo de identificar como os professores significam a sua identidade docente e sua formação docente, esse estudo foi guiado pela seguinte questão: qual a possibilidade de as narrativas formadoras serem utilizadas como instrumento na formação docente? O método descritivo exploratório com uma revisão bibliográfica foi usado para o desenvolvimento deste estudo aliado com a pesquisa narrativa que também foi adotada como eixo metodológico com professores que atuam no ensino técnico de cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. A análise dos dados coletados revela que as narrativas formadoras podem auxiliar no processo de significação da identidade docente, bem como na sua formação profissional.

Referência(s)