
USO DE MÚLTIPLOS MEIOS SEMIÓTICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA
2022; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7867/1809-03542022e9503
ISSN1809-0354
AutoresLethycia Lopes Pereira, Cláudia Avellar Freitas, Raphaela De Paula Augusto,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho relata a aplicação de uma sequência didática investigativa sobre hábitos saudáveis de vida para uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades levaram à produção de diferentes textos, dentre eles uma história em quadrinhos. Analisamos as produções buscando compreender de que forma múltiplos meios semióticos podem qualificar a escrita e promover a alfabetização científica das crianças, o que nos permitiu compreender como foi a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Percebemos a influência do desenho no incentivo à escrita, contribuindo para a sistematização do conhecimento aprendido. Além disso, refletimos sobre a importância do programa na construção dos saberes docentes.
Referência(s)