
Contribuições da cultura escolar e da fotografia para a construção da história das instituições escolares
2022; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/srph.v21i2.13744
ISSN2763-8804
AutoresRosiane Magalhães Lima, Reginaldo Leandro Plácido,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho é parte de uma pesquisa em andamento sobre as culturas escolares do Instituto Federal Catarinense - IFC Blumenau. A conceituação é uma etapa necessária para selecionar as imagens que comporão a pesquisa. Neste texto busca-se discutir a fundamentação teórica dos conceitos de cultura escolar, história das instituições escolares e fotografia enquanto fonte histórica. A metodologia utilizada foi a bibliográfica com intuito em discutir qual é a contribuição da cultura escolar para a história de uma instituição de educação profissional e tecnológica. O objetivo é compreender como a fotografia pode ser utilizada enquanto documento histórico na pesquisa para a compreensão da cultura escolar. Os resultados demonstram que a foto pode ser um recurso para compreensão da história de uma instituição escolar sob o escopo da cultura escolar.
Referência(s)