Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jornal do professor: a voz do magistério do estado de Pernambuco (1955-1962)

2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 47; Linguagem: Português

10.18593/r.v47.28232

ISSN

2177-6059

Autores

Iracema Santos Carvalho dos Anjos, Virgínia Pereira da Silva de Ávila,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este texto propõe analisar as características e as principais notícias veiculadas no Jornal do Professor, com enfoque na divulgação das ações do Centro de Professorado Primário de Pernambuco (CPPP), no período entre os anos de 1955 e 1962. O exame ocorreu nas matérias publicadas nas 84 páginas dos exemplares do periódico, localizado no Arquivo Público Estadual de Pernambuco, em Recife (PE). A delimitação temporal compreende o primeiro ano de circulação do Jornal do Professor até o último disponível neste arquivo. Trata-se de pesquisa histórico-documental, que se insere na perspectiva da História Cultural e da História e Historiografia da Educação. O conjunto de matérias do Jornal do Professor evidencia as fragilidades das políticas educacionais destinadas ao magistério pernambucano, entre elas, a diferença nos vencimentos conforme a delimitação espacial. Além disso, os professores e professoras que viviam na zona rural sofriam com a desvalorização, o que gerou uma situação de descrédito do magistério, e a condição de povo esquecido em matéria de educação, justamente em um momento de expansão da educação e do ensino elementar no Brasil.

Referência(s)