
Do experimental ao filme-ensaio: passagens
2022; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 49; Issue: 58 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190928
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoFilme experimental e filme-ensaio são territórios ou concepções do cinema-audiovisual, com convergências e rupturas entre si. Eles convergem quanto à experimentação estético-formal, de materiais e modos de composição na produção de sentidos. Mas enquanto no filme-ensaio isso se opera com ênfase no pensamento do ensaísta através de sua inscrição em corpo e/ou voz no próprio filme, assim como com a solicitação e criação de intercessores, no experimental tal modo de inscrição do pensamento se opera de outras maneiras. Desse modo, pode-se propor que o experimental é imanente ao filme-ensaio, embora nem todo experimental seja ensaístico. O propósito do artigo é, assim, analisar como se operam tais convergências e disjunções entre ambos os territórios do cinema, a partir de um corpus fílmico e de referências teóricas que embasam um novo olhar, na atualidade, sobre as relações entre filme experimental e filme-ensaio.
Referência(s)