
Predição da octanagem de gasolina utilizando técnica rápida e não destrutiva.
2022; Volume: 6; Issue: 20 Linguagem: Português
10.34033/2526-5830-v6n20-3
ISSN2526-5830
AutoresPâmela Coelho Tambani, Renata Guimarães Moreira, Danilo Eiji Hirayamaa, Rafael Augusto Camargo, Marcelo Aparecido Mendonça, Karina Meschini Batista G. Porto, Jorge Luís Dias dos Santos,
Tópico(s)Spectroscopy and Chemometric Analyses
ResumoO número de octanas corresponde a propriedade antidetonante da gasolina automotiva. A determinação dos parâmetros RON (número de octanas pesquisa) e MON (número de octanas motor) da gasolina é realizada utilizando o método de teste padrão do motor CFR (Cooperative Fuels Research) especificado pela American Society for Testing and Materials (ASTM). Por ser um método de alta complexidade e elevados custos de operação do motor, metodologias alternativas utilizando a espectroscopia no infravermelho médio associada a análise multivariada, poderiam servir tanto para predição, em linha, dos parâmetros de octanagem, como para colaborar na etapa de ajustes funcionais do motor CFR. Este trabalho tem como objetivo apresentar a correlação entre os métodos de análise disponíveis no Laboratório de Bioenergia e Eficiência Energética (LBE), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), utilizando o motor CFR (método normalizado) e o analisador portátil de medição por infravermelho médio, Petrospec GS1000 Plus VOC (método alternativo). Embora, estatisticamente, os resultados obtidos pelas duas metodologias não tenham apresentado diferenças significativas, foram observadas para algumas amostras diferenças superiores a reprodutibilidade dos métodos de referência. Os resultados evidenciam que é possível utilizar a metodologia alternativa para processos de triagem e que ainda são necessárias otimizações dos modelos para elevar a precisão das predições.
Referência(s)