Artigo Acesso aberto Produção Nacional

IDEIAS-BASE DE FUNÇÃO A PARTIR DE SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS

2022; Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2022.11.25.152-177

ISSN

2238-5800

Autores

Marlí Schmitt Zanella, Veridiana Rezende,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

"Nesta pesquisa, assume-se que, dentre outros elementos, o Campo Conceitual Multiplicativo contempla as ideias-base associadas ao conceito de função – correspondência, dependência, variável, regularidade e generalização, que possibilitam a compreensão deste conceito. Nesse sentido, tem-se por objetivo nesse estudo explicitar as ideias-base de função em situações multiplicativas de uma coleção de livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o seu desenvolvimento, foram analisados todos os volumes da Coleção Ápis, de Matemática, de maior distribuição em território brasileiro, com olhar voltado para as situações do Campo Conceitual Multiplicativo. Apresenta-se neste texto uma classificação de todas as situações multiplicativas identificadas e, em cada uma, explicitam-se as ideias-base de função. Como resultados, identificou-se que, para as relações ternárias, as situações de produto cartesiano e combinatória permitem mobilizar a correspondência e a dependência, e a classe de multiplicação comparativa permite mobilizar as ideias de correspondência, dependência e variável. Já para as situações envolvendo relações quaternárias, identificam-se as ideias-base de correspondência, dependência e variável."

Referência(s)