
GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E/OU CONTINUADA DE PROFESSORES
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/tpe.v25i2.61220
ISSN2237-8707
AutoresDaiane Aparecida Costa Carvalho, Márcio Roberto de Lima,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste trabalho tem como temática a imbricação da gamificação em processos de formação inicial e/ou continuada de professores e consolida uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de artigos cadastrados no Portal de Periódicos da CAPES entre os anos de 2016-2020. Metodologicamente, a revisão seguiu o protocolo proposto por AKOBENG (2005) para analisar um grupo de 58 artigos que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a seis produções. Em relação ao resultado, a RSL nos indicou a necessidade de serem desenvolvidas mais experiências gamificadas em contextos de formação de professores e um maior aprofundamento por parte dos pesquisadores quanto à adoção de tal estratégia, tendo em vista sua complexidade e exigência de um planejamento contextualizado e bem sistematizado.
Referência(s)