Artigo Acesso aberto

Cinemateca Guarnicê: Proposição de diretrizes projetuais para um repositório público audiovisual virtual da UFMA.

2022; Linguagem: Português

10.5151/jopdesign2022-45

ISSN

2318-6968

Autores

Saulo Simões, Cássia Cordeiro Furtado, Inez Maria Leite da Silva,

Tópico(s)

Qualitative research in health

Resumo

Apresenta-se a proposta de criação de diretrizes de um artefato tecnológico digital para o acervo da Cinemateca Guarnicê, da UFMA. O repositório público Cinemateca Guarnicê é um dos mais importantes espaços culturais de preservação da memória audiovisual do Maranhão e do Brasil, pois detém em seu acervo mais de 4 décadas de produção fílmica local e nacional, que fizeram parte do Festival Guarnicê de Cinema, projeto de extensão realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1977. Atualmente, este espaço de conservação da memória audiovisual encontra-se desativado por questões estruturais, de equipamentos e operacionais. Em 2020, devido a necessidade de isolamento social da população imposto pela pandemia do Coronavírus, a edição 43 do Festival Guarnicê de Cinema precisou ser repensada para o formato híbrido: presencial e virtual. O primeiro na modalidade drive-in, e o online, em um portal de transmissão de conteúdos audiovisuais (streaming) chamado Portal Guarnicê, hospedado na plataforma EDUPLAY, e no aplicativo CineGuarnice, desenvolvidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFMA). A experiência da plataformização do Festival Guarnicê em 2020, consolidada na edição de 2021, resultou na ampliação dos indicadores de audiência (14.000 e 35.000 acessos, respectivamente) revelando-se, assim, o potencial inovador do deslocamento do presencial para o online (UFMA, 2021). Com base no formato já testado, percebeu-se a possibilidade de aplicar o mesmo processo projetual na Cinemateca Guarnicê. Ao cenário descrito oportuniza expor a questão norteadora da pesquisa: a prospecção de um artefato tecnológico digital, pode ser um contributo para o retorno à atividade do repositório público Cinemateca Guarnicê? Tem-se como objetivo geral propor diretrizes projetuais para a plataformização do repositório público Cinemateca Guarnicê, a luz dos métodos, técnicas e ferramentas do campo do Design. O Design, segundo Friedman (2017), envolve a criação de algo novo ou a transformação de uma situação pouco agradável em uma mais desejável. Para atingir o objetivo, adotou-se o método Design Science, descrito por Santos (2018) como um método de pesquisa onde são desenvolvidas e avaliadas a eficiência e eficácia de um artefato na solução de uma categoria de problema. O caminho metodológico inicia-se com a pesquisa documental, concomitantemente, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema, Sampaio e Mancini (2007), fundamental para dimensionar o estado da arte da temática estudada. Em complemento, utiliza-se a busca assistemática, notoriamente prevalente na prática dos pesquisadores no campo do Design, Santos (2018). Para a etapa metodológica de coleta de dados, será utilizada a entrevista e questionário com especialistas e ainda será usada a análise de conteúdo, um conjunto de técnicas de análise das comunicações por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, Bardin (2010). Estabelecer a criação projetual de um artefato (físico, digital, serviço ou sistema) requer atenção concentrada nas interações entre este e o seu usuário, daí a necessidade de relevância da abordagem Design de Interação, que segundo Preece, Rogers e Sharp (2005), entende como design de produtos interativos que forneçam suporte às atividades cotidianas das pessoas, seja no lar ou no trabalho. Dessa forma, tem-se como contribuição a devolução do repositório público da Cinemateca Guarnicê, que torna-se urgente e relevante para a sociedade maranhense e brasileira.

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