
Descobrindo os números irracionais na Educação Básica: Uma abordagem problematizada como o uso do Geogebra
2022; Volume: 35; Linguagem: Português
10.22456/2595-4377.119273
ISSN2595-4377
AutoresGreice Keli Silva Lacerda, Antônio Marcos Nascimento dos Santos, Victor Giraldo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo deste trabalho é oferecer uma proposta de atividade que possibilite discussões sobre a existência dos números irracionais, suas formas de representação e localização de alguns deles na reta numérica e sobre a ideia de incomensurabilidade. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa exploratória, que possibilitou o levantamento de informações sobre o tema escolhido e a formulação de hipóteses e questionamentos para discussões propostas. Nesse trabalho encontrar-se-á uma descrição ilustrada das etapas para a aplicação da atividade no 9º ano do Ensino Fundamental e das questões propostas para a motivação das discussões sugeridas. Espera-se que a atividade desenvolvida auxilie na compreensão dos alunos da escola básica sobre os números, contribua com a prática docente de professores e futuros professores de matemática e que possa motivar novas discussões e pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem desses números, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Superior, em particular, na licenciatura em Matemática.
Referência(s)