INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
2022; Editora IFPB; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18265/2526-2289v7n3p31-46
ISSN2526-2289
AutoresAntônio Rodrigues Albuquerque Filho, Francisco Anderson Leite Da Costa, Carlos Pedro Serra Fonseca, José Gaudêncio Bernardino Gomes, Maria Mariene Costa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
Resumo<p>O estudo teve como objetivo geral analisar a influência das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico dos discentes do curso de ciências contábeis e administração. A pesquisa, quantitativa, analisou dados obtidos por meio de um <em>survey </em>aplicado a 182 discentes através de suas redes sociais<em>. </em>Para a análise dos resultados utilizaram-se de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória (AFE) e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pela escala de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada, as mais destacadas foram: ter melhor concentração e procurar um ambiente que não cause distração, antes de iniciar um trabalho recorrer a biblioteca para absorver o máximo de informação possível e elaborar um plano antes de iniciar um trabalho ou mesmo quando fizer alguma prova, caso vá bem, dê-se uma recompensa. Assim, verificou-se que tais estratégias impactam o desempenho acadêmico dos discentes.</p>
Referência(s)