Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Física das máscaras PFF2: uma sequência didática

2022; Volume: 22; Issue: 13 Linguagem: Português

10.53660/conj-1729-2h57

ISSN

1657-5830

Autores

Jéssica da Cruz Ferreira, Jean Duarte da Silva, Raquel do Santos Silva, Yuri Alisson Rodrigues de Oliveira, Cléver Reis Stein, Moacy José Stoffes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Com o agravamento da pandemia decorrente do vírus SARS-COV II (COVID-19), ocorrido a partir do início do ano de 2020, o uso de um acessório, pouco habitual para a maioria de nós, as máscaras, tornou-se um hábito. Um modelo em especial rapidamente ganhou destaque devido ao nível de proteção fornecido contra o Coranavírus: as máscaras PFF2. Neste contexto, apresenta-se uma proposta de sequência didática, direcionada ao ensino de física, envolvendo o processo de filtragem das máscaras PFF2. A partir da adoção de uma metodologia de aprendizagem ativa, Ensino sob Medida, foi possível construir uma sequência didática que corrobora com o estudo de conceitos de processos de eletrização, força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico e dipolo magnético de uma forma dinâmica e contextualizada. Basicamente, o desenvolvimento da proposta se dá em três momentos: exercícios de aquecimento, discussão em sala de aula e atividade em grupo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX