
A Física das máscaras PFF2: uma sequência didática
2022; Volume: 22; Issue: 13 Linguagem: Português
10.53660/conj-1729-2h57
ISSN1657-5830
AutoresJéssica da Cruz Ferreira, Jean Duarte da Silva, Raquel do Santos Silva, Yuri Alisson Rodrigues de Oliveira, Cléver Reis Stein, Moacy José Stoffes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom o agravamento da pandemia decorrente do vírus SARS-COV II (COVID-19), ocorrido a partir do início do ano de 2020, o uso de um acessório, pouco habitual para a maioria de nós, as máscaras, tornou-se um hábito. Um modelo em especial rapidamente ganhou destaque devido ao nível de proteção fornecido contra o Coranavírus: as máscaras PFF2. Neste contexto, apresenta-se uma proposta de sequência didática, direcionada ao ensino de física, envolvendo o processo de filtragem das máscaras PFF2. A partir da adoção de uma metodologia de aprendizagem ativa, Ensino sob Medida, foi possível construir uma sequência didática que corrobora com o estudo de conceitos de processos de eletrização, força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico e dipolo magnético de uma forma dinâmica e contextualizada. Basicamente, o desenvolvimento da proposta se dá em três momentos: exercícios de aquecimento, discussão em sala de aula e atividade em grupo.
Referência(s)