Educação profissional prisional: egressos ressocializados e reincidentes e sua (re)inserção no mercado de trabalho
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n9-174
ISSN2525-8761
AutoresAldileia Lira Góes, João valdinei Corrêa Lopes,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA artigo tem o objetivo de analisar a educação profissional prisional, enfatizando a possibilidade de egressos ressocializados e reincidentes à (re)inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido foi importante estabelecer a metodologia do trabalho, a qual estabeleceu o uso do método de pesquisa bibliográfica, do tipo qualitativa, de nível descritivo. Os resultados abordam a introdução da “instrução escolar na prisão” ocorreu no Brasil, a remição de pena pelos participação em estudos e a educação profissional nas prisões como política pública. Chegou-se a concluir que a educação como forma de ressocialização do homem preso é uma solução que certamente contribuirá para a diminuição da criminalidade no Estado e conseqüentemente para a reinserção social, seja do preso provisório, seja do condenado, e quiçá a educação será uma nova causa de extinção da punibilidade, apontando para um caminho fértil de aprendizagem para o aprimoramento humano do preso, dando-lhes condições de fortalecer o alicerce da reconstrução pessoal para merecer o respeito e confiança dos cidadãos no convívio social.
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