Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: IMPLICAÇÕES

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/che-v12n2-2013-16

ISSN

1982-7806

Autores

Sandra Maria Caldeira-Machado, Maurilane de Souza Biccas, Luciano Mendes de Faria Filho,

Tópico(s)

School Choice and Performance

Resumo

Este texto põe em relevo a importância da estatística educacional para a constituição e consolidação do processo de escolarização no Brasil. Buscamos argumentar que a estatística constitui-se em uma importante estratégia de governamentabilidade mobilizada pelos estados nacionais e demonstrar como o estudo das formas como as categorias por meio das quais a realidade é dada a ler estatisticamente nos ajudam a compreender o processo de escolarização no Brasil. A estatística como conhecimento, método e modo de exposição contribui fortemente para a ordenação dos sistemas de ensino e, no mesmo ato, para a produção de modos de classificação escolares e, portanto, sociais.

Referência(s)